Este final de semana migrei o And After, O Desenvolvedor, Eu Compraria e Eu Compraria! Shop do meu servidor "cloud" da Locaweb para o EC2 da Amazon, um cloud de verdade (está saindo um post com dicas para uma migração bem sucedida).
Nossa loja de produtos geeks tem um sistema que depende do horário do servidor para exibição específica de produtos, e ontem a @biab notou um comportamento estranho:, eu havia esquecido de configurar a data e hora do servido para GMT -3 (horário de Brasília).
A troca do timezone é bem simples, seguindo minhas experiências com configuração de servidor no Ubuntu (instalando o memcache e instalando o nodeJs), resolvi criar um post com essa informação:
Configurando a data e hora do Ubuntu pelo terminal
A informação de qual timezone deve ser usado pelo sistema fica em /etc/timezone, então para editar essa informação digite no terminal:
sudo vi /etc/timezone
É um arquivo de texto que contém a chave de qual
timezone será utilizada pelo Ubuntu, apague o que estiver lá e digite o
timezone que você quiser. No meu caso (São Paulo) o
timezone é "America/Sao_Paulo" (sem as aspas). Feita a alteração salve o arquivo de texto.
sudo dpkg-reconfigure --frontend noninteractive tzdata
Feito isso seu sistema já estará utilizando o novo timestamp – no meu caso foi necessário reiniciar o Apache para que ele também utilizasse o novo timestamp configurasse, se você tem serviços que dependem da configuração de hora verifique se não é necessário reiniciar para eles atualizarem a hora do sistema.
Lista de timestamps para Ubuntu
Para descobrir qual a "string" do seu timestamp digite o comando abaixo:
ls /usr/share/zoneinfo/
O comando irá listar todas as "areas" de timezone. Um dos itens é America por exemplo, para listar os timestamps da America, incremente o comando acima com:
ls /usr/share/zoneinfo/America
E para buscar por um timestamp específico (por exemplo, "Paulo") digite:
ls /usr/share/zoneinfo/America | grep Paulo
Com essas informações você consegue buscar o caminho de qualquer timezone do mundo para inserir no /etc/timezone
Referência