andLinux – usando Linux dentro do Windows

Que tal rodar aplicativos do Linux dentro do Windows? Uma das formas é usando uma virtualbox.
Outra, é usando o andLinux. Com ele, você pode dentro do seu Windows (versões 2000, XP, 2003 e Vista) rodar o Ubuntu Gutsy (versão 7.10) com o XFCE (há ainda uma versão mais completa com o KDE disponível).
A partir dele, dá para atualizar a versão do Ubuntu para a Hardy (8.04, mais atual) e instalar qualquer aplicativo do Linux (inculsive, usando o Synaptic).

Qual a vantagem de se usar o andLinux? Perfomance é a maior. Ele é diferente de uma virtualbox, onde você está basicamente rodando um outro sistema operacional dentro do seu principal. Nesse caso, você está rodando um merge entre dois SOs, com isso o consumo de memória e processamente é muito menor.
Ah, e também não tem problema de drivers. Ok, as versões novas das distros do linux apresentam muitos poucos problemas nesse quesito, mas nesse caso aqui os drivers do Windows são os utilizados 😉

Ainda não me utilizei do andLinux, mas me parece ser interessante: você parte de uma instalação simples do Linux, sem nada, e vai adicionando tudo aqui que precisar, sem carregar demais o seu sistema, e tudo integrado ao Windows. Ganho de produtividade 🙂

Links interessantes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *