Como rodar versões diferentes do IE – para Windows, Mac e Linux

Uma das maiores dificuldades para quem desenvolve interfaces – ou seja, escreve html/CSS e programa com javascript – é conseguir testar tudo em diferentes browsers. Todos sabemos que seguir os padrões não é suficiente; se preocupar em seguir o DOM não isentará o projeto de erros (e muito mais).
E uma dos maiores complicadores é quando você quer testar algo em versões diferentes do Internet Explorer, que é ainda o browser mais usado (como falei nesse post). Nativamente, não é possível rodar versões diferentes no IE no Windows. Quanto menos rodar algum IE no Mac ou num Linux.
Mas, existem algumas formas de se fazer isso, ajudando nosso trabalho:

 

IE3, IE4, IE5, IE5.5, IE6 no Windows (MultipleIEs)

Permite você instalar todas as versões da 3 até a 6, e rodar ao mesmo tempo. Baixe aqui.
Você pode baixar aqui a versão 7 para usar com o MUltipleIEs.

 

IE5, IE5.5, IE6 no Mac – ies4osx

A maneira mais produtiva seria instalando o Parallel ou uma VMWare, mas esses são aplicativos pagos. De graça, o ies4osx permite você instalar todas as versões da 3 até a 6, e rodar ao mesmo tempo. Veja aqui como fazer download, instalar e configurar

 

IE5, IE5.5, IE6 no Linux – ies4linux

Semelhante ao ies4osx, aqui você pode baixar um instalador das versões 5, 5.5 e 6 do IE para o Linux e ver como configurar.

Para o Linux, existe ainda a possiblidade de você usar uma VMWare e instalar versões do Windows. Uma VMWare te dá, resumidamente, a possibilidade de rodar instâncias de outros sistemas operacionais numa máquina virtual dentro de outro SO. Atualmente, eu tenho usado essa aqui, rodando o Windows XO dentro do Ubuntu 8.04, e funciona que é uma beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *