Demand OpenID

Você é um desses que sonha em poder usar seu login/senha em todos os sistemas da web, não tendo que criar contas novas, login diferentes e senhas complicadas – e se esquecer de tudo depois? Mais ainda: ter o mesmo perfil em todos as redes sociais, não precisando recriar toda sua rede de contatos e tudo mais?

É o que o OpenID promete. Como o próprio nome já deixa claro, é um ID (de identificador) aberto, acessível a todos os sistemas. O serviço é mantido pela OpenID Foundation – que cuida da infra-estrutura, aspectos legais e do suporte e divulgação do serviço. Qualquer um pode fazer uso do framework oferecido por eles. Vantagens? Uso de um sistema de login/senha já existente, funcional, e que tende a ser um padrão na web nos próximos anos.

O melhor site em protuguês de referência para o OpenID fala sobre vantagens e desvantagens:

Quais as vantagens desse sistema?
A ideia do OpenID é simplicar o processo de registo e de autenticação nos vários sites que visitamos. Assim, sempre que quiser experimentar um novo serviço online, bastará introduzir o seu endereço OpenID e selecionar os dados que quer devolver a esse site. E se quiser mudar os seus dados, ou a sua password, basta-lhe mudar no seu fornecedor e ísso será actualizado em todos os serviços .

Muito bem, e as desvantagens?
Enquanto ter a sua autenticação toda reunida num sitío pode ser bom em alguns casos, noutros pode não ser tão boa ideia. Não deverá utilizar OpenIDs em serviços que envolvam transferências monetárias, o que incluí bancos, lojas online e serviços onde queira manter a sua privacidade. Uma alternativa será criar OpenIDs exclusivos para esse fim, mas apenas se confiar no seu fornecedor.

Referência: http://openid.ideias3.com/pt-PT/

Demand OpenID

Foi lançado um site bacana, o Demand OpenID, que através de reports dos usuários tem-se um termômetro de quais são os serviços da web que deveriam implementar o OpenID (por enquanto, poucos o fazem: FlickR, Blogger e WordPress são os mais famosos que já utilizam). Segue a dica do site, bem como um leve reforço na idéia de, quem sabe, nós desenvolvedores nos utilizarmos do OpenID quando formos fazer nosso próximo que requer login e senha 😉

Post inspirado após ler esse texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *