HTML5 Doctype

Depois de compartilhar algumas dicas para fazer um HTML, tive um feedback muito positico e alguns galeritos pediram para eu abordar mais as mudanças e novidades do HTML5 por aqui – agora que estou acompanhando mais de perto a evolução do HTML5 resolvi começar a compartilhas coisas simples e exemplos com vocês. 🙂

Recomento que você veja o infográfico sobre HTML5

HTML5 Doctype

No HTML 4 existiam três tipos diferentes de doctype, no HTML5 ficou mais simples, existe apenas um tipo, e deve ser inserido no início do documento:

<!DOCTYPE HTML>

Para que serve o Doctype no HTML5?

Segundo o W3C o Doctype nao chega a ser uma tag HTML, é uma especificação para o browser saber qual é a marcação e o tipo de documento que ele está interpretando.

No HTML 4 era necessário associar o doctype a um DTD (definição de tipo de documento), agora não é necessário associar o doctype a um DTD pois o HTML5 não é baseada na SGML (Standard Generalized Markup Language).

É necessário o uso do doctype para que os navegadores se comportem como devem e interpretem corretamente as tags do HTML5.

 

Espero em breve mostrar para vocês O Desenvolvedor já em HTML5, ou pelo menos alguns exemplos que estou fazendo para testes. ;D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *