Internet Explorer 8 – beta 2

E foi lançado o beta 2 do Internet Explorer 8 (faça aqui o download).

Além de estar bem mais bonito e fácil de usar, a grande diferença para quem trabalha com web é o suporte dado pelo browser aos padrões web (webstandards) – a Microsoft já tinha feito um bom avanço no IE7, quando comparado ao IE8; mas parece que agora essa preocupação ficou mais forte (será que  apelo da comunidade ajudou nisso?). Inclusive muitas coisas da especificação 3 do CSS estão sendo implementadas (veja aqui a lista de novidades em termos de CSS no IE8).
Okey, muitas coisas desse IE8 não são novidades para quem usa Firefox ou Opera, por exemplo, como um DOM Inspector ou melhor debugger de javascript (coisa que o Firebug faz no FF), a opção de desativar o CSS ou, ainda, um campo para buscar em diferentes serviços (Live Search, Google, Yahoo, etc…) e suporte a microformats (IE´s Web Slices).

 

A cara nova do IE8:


Campo de sugestão de busca


Seleção de compatibilidade (onde você pode ver as páginas rendereizadas em versões antigas do IE)


Bookmarks

 

Vale a pena falar que há uma mudança grande na parte de privacidade: existe uma funcionalidade nova, chamada de private browsing, onde o usuário pode incapacitar o browser de acessar dados (como o histórico, dados de formulário, arquivos temporários, etc…). Com um clique apenas, você pode definir que um site específico não deve ter seus dados gravados, evitando qualquer referência a ele no seu histórico.

Sugiro esse post aqui, bem completinho, sobre as funcionalidades do IE8.

[update]Nesse post aqui no Webinsider, fala-se sobre o impacto do private browsing em termos de métricas[/update]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *