SEO – O Google ignora as metatags

Estou participando do projeto de um portal para uma empresa multinacional e conversando sobre sites full flash com o responsável de TI da empresa entrou o assunto meta tags para indexação.

Será que as metas são realmente importante para a indexação?
Não. Pelo menos para o Google a resposta é não.

O Google geralmente ignora a metatag que muitos desenvolvedores consideram muito importante: keywords. Provavelmente isso é feito pela facilidade de "burlar" isso e encher de palavras-chaves que pouco (ou nada) tem a ver com o conteúdo. Spam nas keywords é técnica conhecida desde sempre pelos mal intencionados…

Peguei a informação no Blog Oficial do Google Web Masters, segue o diálogo dos comentários:

Glen at Webstart said…

Hi John,
I notice that you do not mention the keywords meta tag – does this mean that Google totally ignores it?

John Mueller said…

Thanks for asking, Glen! You”re right in that we generally ignore the contents of the "keywords" meta tag. As with other possible meta tags, feel free to place it on your pages if you can use it for other purposes – it won”t count against you.

Official Google Webmasters Central Blog

Para não ficar dúvida, John Mueller escreve no blog oficial, ou seja, a resposta deve ser verdadeira.

Recomendo esta breve introdução a meta tags , feita no Tableless, que não fala muito do assunto mas dá uma idéia do que deveriam fazer algumas metatags.

Nem de longe as meta tags são tão importantes para a indexação como outros elementos, mas quais são estes elementos?

Apresentei a algum tempo um estudo de SEO bem aplicado, mesmo depois do resultado apresentado (aumento de 180% na visitação vinda dos buscadores) continuei testando e aplicando outras técnicas, principalmente de tageamento no html.

A tag TITLE (título da página) e as palavras usadas em outros sites para linkar para a sua página (Google bombing é a prova de que isso funciona) realmente fazem seu site subir e descer em uma busca.

Não posso dizer ao certo sobre o título e as tags h1, h2, etc. Uso o título e a h1 com as mesmas palavras – e os links de outros sites também, e com busca por estas palavras o And After normalmente aparece na primeira página. 

O primeiro passo continua sendo limpar o html para facilitar os outros passos de uma boa otimização.

Para quem quer resultados rápidos é usar palavras chaves no título da frase – testei aqui no And After e o resultado foi muito bom. O Bruno Alves escreveu sobre o peso do título para a otimização e ainda deu algumas dicas de como escrever um bom título, recomendo a leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *