Ubuntu 8.10 – veja as novidades

Daqui duas semanas, no final de Outubro, será lançada a nova versão do Ubuntu, a 8.10, batizada de Intrepid Ibex. Segue, abaixo, uma lista de algumas das mais significativas mudanças.

Atualização do GNOME
O ambiente gráfico será atualizado para a versão 2.24 (release notes completo: http://library.gnome.org/misc/release-notes/2.24/)

Conectividade 3G
Entre as novidades da nova versão da distro, encontramos um aperfeiçoamento na utilização e suporte para conexões 3G(claro que não era difícil, mas nada melhor que simplificar ainda mais o processo).

Kernel 2.8.27
Atualização do Kernel do linux usado com várias melhorias e correções.

Conta Guest para visitantes
Se você sempre pensou que poderia haver uma conta default para usuários hóspedes, agora sua idéia passará para o plano real. O novo Ubuntu criará usuários temporários(que por questões de segurança não terão acesso a nenhuma informação de outros usuários cadastrados no sistema nem acesso à escrita na máquina) para utilização de funções básicas e emergenciais no sistema.

Maior segurança para seus dados pessoais
Outra coisa boa na próxima versão Ubuntu é um novo diretório privado(~ / Privado), o qual não será acessado por outros usuários (pois terá permissão chmod 700). E o que o torna melhor ainda: este diretório é criptografado!

Melhoria no gerenciador de pacotes de atualizações
Sabe quando você atualiza todos os seus repositórios e sistema fazendo aquele upgrade que deixa vários pacotes “bagunçados”? Pois é, a nova versão do Ubuntu oferecerá um sistema de limpeza que lhe auxiliará quanto a esta “baguncinha” em seu sistema.

Instalação por pendrive
Imagine que você demorou dias para convencer uma pessoa a usar o Ubuntu devido às vantagens trazidas e, justamente na hora de instalar você esqueceu o CD ou não pôde levá-lo devido ao tamanho! Agora o Ubuntu poderá ser instalado diretamente de um pendrive.

Melhor usabilidade no instalador do sistema
O instalador do Ubuntu, que ainda não havia sido modificado desde a criação do sistema, finalmente será atualizado, recebendo um visual mais prático.

Drivers
Novos drivers serão adicionados(entre eles, os de algumas impressoras, o que para muitos que sofrem como eu utilizando a Lexmark X3470, pode ser quase uma conquista).

Gerenciar as fontes pelo GNOME
Quanto ao “fontconfig” no qual temos de modificar manualmente o arquivo de configuração das fontes, trata-se de ser alterado. Um confortável GUI nos permitirá alterar as nossas configurações de fontes no GNOME. É especialmente útil quando muitos usuários trabalham em um computador.

Abas no Nautilus
Finalmente foi criado um sistema de abas para o Nautilus. Agora poderemos criar divisões para facilitar nossa navegação nos arquivos.

Melhoria na pesquisa do gerenciador de pacotes
Foi implementada uma atualização no Synaptic a qual fará com que suas pesquisas retornem os resultados em um momento. Basta escrever o que você está procurando (por exemplo, “áudio”) e os resultados serão exibidos quase que instantâneamente(e você nem precisa pressionar a tecla Enter)

 

Por curiosidade, segue abaixo o wallpaper oficial da nova versão:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *