Como descobrir se um número é par ou ímpar no Javascript

Desde que comecei a trabalhar com o Chris aqui na MM Café estou em um contato mais hard com Javascript, linguagem que comecei a me interessar bastante graças ao jQuery e a evolução dos navegadores (com a excessão do IE, obviamente).

Hoje precisei de uma solução para colocar background intercalados em uma lista criada por javascript (com jQuery), a famosa "lista coloridinha" que auxilia na visualização dos dados. Existem seletores avançados de CSS (even e odd) mas nos meus testes aqui eles não funcionaram no Internet Explorer (6, 7 e 8) e também os seletores (2n) ou :first que funcionam no Firefox porém nada acontece em nenhuma das versões do Internet Explorer.

Resolvi então aplicar uma classe de forma intercaladas nas linhas quando o javascript criava a lista. Para fazer eu tinha alguma ções:
 

  1. Ficar setando uma variável para 1 e 0 e fazendo um IF dentro do loop que gera as linhas para conferir se é um ou zero
  2. Conferir se o número é 1, 3, 5, 7 (POG, eu sei…)
  3. Verificar se o contador (o i do loop) é par ou ímpar

 

Optei pela última, pois a variável já existia e eu só precisava de um if else para conferir se o número daquela linha era par ou ímpar.

Alex Kid, o rei do par ou ímpar!

 

Lembra?

 

 

Como verificar se um número é par ou ímpar no Javascript?

A lógica simples é: se o resto da divisão por dois for 0, é par. A lógica complicada é: se a unidade final do número for 0,2,4,6 ou 8 é par.

 

if (i % 2 == 0) {

alert("O número i é par, pois o resto da divisão por dois é igual a zero")

}else{

 alert("Existe resto na divisão por dois, portando o número i é ímpar")

}

 

Simples, a função "n % 2" retorna o valor do resto da divisão por dois! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *