Spam você deve saber o que é, mensagens indesejadas que entopem nossa caixa de entrada do e-mail, consomem banda do servidor e só atrasam o nosso dia.
Você sabia que 96% dos emails que circulam na internet são SPAMs?
Lamentável, não? Mas o que você faz para ajudar? Mandar para o Lixo Eletrônico não ajuda muito.
Vou dar duas dicas de como prejudicar e infernizar a vida destes spammers que tanto me incomodam.
1. Denunciar
A primeira maneira é denunciar o spammer.
Como denunciar?
Pedir para sair da lista ou tentar responder a mensagem é inútil e só vai piorar a situação – você vai dar certeza que seu e-mail é válido e vai continuar recebendo (talvez até mais) e-mails não solicitados.
Para denunciar um spammer você precisa primeiro abrir o cabeçalho da mensagem e copiar os dados, feito isso você pode fazer a denuncia.
Denunciar para quem?
A denúncia deve ser feita diretamente no servidor utilizado para o envio das mensagens. Para descobrir o servidor você precisa do IP que está no cabeçalho do e-mail.
Como descobrir qual o provedor do IP?
Através do SpamCOP você faz um cadastro para receber uma autorização e com esta autorização você pode denunciar spammers.
Acabei de fazer minha conta e denunciar dois spammers (em servidores brasileiros). Tudo o que eu precisei fazer foi copiar o cabeçalho inteiro do e-mail, o SpamCOP identifia o servidor e com mais um clique eu fiz a denúncia diretamente para o servidor e também para o CERT. Eficiente, não?
Fazendo isso você ajuda a dificultar a vida dos spammers, eles acabam sendo punidos por seus servidores (é o que se espera, né?) e os servidores entram em blacklists, evitando que outras centenas de milhares de pessoas recebam este mesmo e-mail.
No meu caso denunciei um cliente da DIVEO, de um spam que recebo SEMANALMENTE. Agora basta esperar para ver se a Diveo é uma empresa séria e vai punir/banir seus clientes ou se é uma porcaria e isto vai continua.
Vou esperar para ver e publicar a atitude da empresa.
Porquê você deve denunciar?
Pelo mesmo motivo que você deve fazer queixa na polícia. O seu problema pode não ser resolvido naquele momento, mas você vai ajudar a produzir estatísticas reais e também a previnir que outras pessoas (e até você mesmo) sejam vítimas do mesmo problema.
Então fica a dica do SpamCOP para denunciar spammers, beleza? 😉
2. Enganar bots que coletam e-mail
Agora a dica que eu li no Dicas Online, que é o Spam Poison. O nome já diz o que faz: envenena o spam.
Como funciona o Spam Poison?
Os spammers utilizam robôs (spiders) que navegam pelas páginas em busca de e-mails que são cadastrados em suas bases de dados. Estes robôs vão "clicando em tudo" e coletando dados, certo?
O Spam Poison redireciona estes robôs para um loop infinito de diversas páginas (sempre com urls diferentes, para enganar a máquina) com dezenas de e-mails diferentes.
O resultado é que o spider armazena milhares de e-mails que não existem, ao disparar o spam todos estes e-mails irão voltar para o spammer. Isso vai gerar enorme desperdício de tempo, banda no servidor e principalmente trabalho para o spammer.
Como eu posso ajudar?
É simples, seu site só precisa ter um link como este:
Espalhe este link e ajude a combater o spam!
Agora é só colocar este link no blog, no site da empresa, no portfólio… Que tal convencer seus clientes a utilizarem também? 😉
Para mais informações sobre o Spam Poison no site oficial.
Será que se a maioria dos usuários (só os mais geeks mesmo, que passam horas navegando) fizessem isso para a maior parte dos spams que recebe acho que estes 96% reduziriam bastante?
Acredito que sim.
Mas só pelo fato de dificultar a vida destes malditos eu já me sinto feliz…