Compiz Fusion

Todo usuário do Linux deve ter ouvido falar do Compiz Fusion, a fusão entre o Beryl e o Compiz. Beryl e Compiz eram projetos da comunidade com o mesmo propósito: ser um gerenciador de janelas e desktop (conhecidos como composite window manager) que permite inserir efeitos e alterar a interface gráfica. Num certo momento, os "cabeças" de ambos projetos perceberam que ambos tinham a mesma finalidade e que seus avanços estavam indo devagar demais, então resolveram juntar os dois projetos e criar o Compiz Fusion. A primeira versão fi lançada em Agosto de 2007.

Compiz Fusion

Veja abaixo um vídeo do que o Compiz Fusion é capaz de fazer, ele é auto-explicativo 🙂

O Compiz Fusion é ideal para quem quer customizar a interface gráfica do Linux, seja para ganhar uma usabilidade maior – um dos chamarizes é a opção de você criar o seu desktop em forma de cubo, ganhando 4 áreas de trabalho, ou poder colocar uma dock semelhante à do Mac, ou ainda usar efeitos que deixam seu trabalho mais divertido.

Dock
Exemplo de uma dock que pode ser usada com o Compiz Fusion

O Compiz Fusion hoje em dia trabalha muito bem em cima tanto do Gnome quanto da KDE. Tutoriais na net de como instalar, existem em profusão, informando como fazer para cada versão de cada distro. Minha experiência é de ver o Compiz Fusion rodando no Ubuntu e no Redhat, e a performance vem melhorando a cada release. (Obs.: uma placa de vídeo de 256mb já da conta). E vale ressaltar também que, sendo um projeto da comunidade e que é muito procurado pelos usuários, atualizações são constantes: bug fixes e novos plugins são disponibilizados com uma velocidade incrível 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *