Entrevista com Rodrigo Lacerda (responsável pelo Vírus do Orkut)

Rodrigo Lacerda escreve no blog Blog Ctrl+C e foi o responsável pelo ataque do Vírus do Orkut que aconteceu esses dias. O assunto já foi esclarecido em diversos blogs, inclusive no dele, mas resolvi fazer algumas perguntas ao Rodrigo e ele aceitou responder.

 

AA – Você já disse ser programador, certo? Você trabalha em alguma empresa ou como autônomo? Tem medo que o que você fez possa prejudicar sua carreira ou acredita que isso pode trazer novas oportunidades?

RL – Eu não sou programador profissional, faço por lazer mas já trabalhei com isso, tanto como freelancer como em uma empresa.

 

AA – Muitas pessoas ficaram brabas e difamaram todas as suas próximas gerações enquanto outras te vangloriavam pelo feito. O que você tem a dizer aos que acharam um ato sem noção, ofensivo, malvado bobo-chato-feio?

RL – Não tenho nada a dizer, elas têm o direito de ter essa opinião. Se todo mundo achasse que foi legal, não teria a menor graça.

 

AA – Existem comunidades criadas no Orkut (bem antes do fato) te acusando de hackers e dizendo que você é procurado, de onde vem isso? Pode dizer até onde isso é verdade?

RL – Em novembro do ano passado eu criei um script que ficou conhecido como "Orkut Cookie Exploit". Ele transferia todas as comunidades da vítima para o atacante de forma automática e enviava por mensagem privada os cookies da vítima. Na mensagem era colocado o meu nome "Rodrigo Lacerda", e como isso foi usado contra vários "justiceiros" no orkut, eles acharam que eu era quem estava roubando as comunidades deles. Esse episódio, inclusive, pode ter ajudado no meu último emprego como programador.

 

AA – Quantos e quais blogs você tem? Bloga por dinheiro? Do ponto de vista rentabilidade o ataque compensou para o CTRL+C? E das visitas?
(Se você puder disponibilizar um gráfico das visitas, pode ser sem números só para acompanhar o crescimento)

RL- Tenho apenas o Blog do CTRL+C. Mantenho ele não para viver, não sou problogger, mas para cobrir alguns gastos pessoais mesmo. O número de visitas subiu assustadoramente, mas por incrível que pareça, os ganhos não, se mantiveram na mesma faixa (ok um pouco acima), meu CTR despencou.
Eu tenho um sistema que "montei" que mostra gráficos dos pageviews do Analytics junto com ganhos do AdSense e HOTWords. Quando atualizar eu mando para você. Logo mais faço isso.

AA – Assim que o Rodrigo me enviar os gráficos eu coloco aqui, estou com um outro post quase pronto com os gráficos daqui referente a exploração de palavras chaves certas. SEO com sensacionalismo, uma beleza! Por aqui explorei bem o hype – como eu já tinha escrito um post sobre "bug no Orkut" e estava no topo do Google as visitas subiram assustadoramente. Fiquei algum tempo no topo para "vírus no orkut" também o que ajudou bastante. Mas logo que blogs com mais força subiram perdi a posição e consequentemente as visistas. O CTR despencou aqui também e do ponto de vista financeiro a banda consumida não compensou… haha


 

AA – No Brasil condenação por crime digital não é comum, mas você não tem medo de alguma coisa deste tipo? Está arrependido de alguma forma do que fez? Repetiria o feito?

RL – Não é comum mesmo. Conheço algumas coisas sobre crimes digitais, mas leis que eu creio serem antigas. Mas pelo pouco que conheço isso não se encaixa em nenhuma delas. Mas o que eu fico pensando é que as pessoas recebem spam todos os dias, milhares de pessoas são infectadas por verdadeiros vírus que roubam seus dados, e nada é feito. Não me arrependo do que fiz, só não digo que faria denovo porque não teria mais graça.

 

AA – Espaço livre, mensagem, foto, link…

RL – Eu tenho a dizer que as pessoas tomem cuidado. Ficou claro que é possível usar esse tipo de falha sem que o usuário precise clicar em nada, basta ler scraps, e isso todo mundo faz, e não é para deixar de fazê-lo. Peço também desculpas pelo descuido com o filtro, isso deve ter irritado muita gente. E um beijo para a minha futura esposa, Lih! =)

 

É isso aí, Rodrigo é humano e bem humorado, pelo visto. Apesar de ter se incomodado com meu último post sobre o assunto (já me desculpei) respondeu as perguntas, valeu pela paciência e tempo que tomei, abraço e sucesso!

E não esqueçam do blog dele: Blog Ctrl+C

ps: Parabéns pelo "futura esposa", Felicidades ao casal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *