Google Analytics libera API para desenvolvedores

Ontem li no Profissionais Web que o Google disponibilizou uma API para o Google Analytics, isso significa que agora será possível desenvolver aplicativos utilizando as estatísticas vindas do Analytics.

Uma verdadeira mão na roda!

 

O que é possível fazer com a API do Analytics?

Com a API significa que você pode ter acesso a TODOS os dados disponíveis no Analytics de um aplicativo terceirizado ou desenvolvido por você, ou em sites de terceiros. Para o meu caso pensei em duas aplicações.

 

1. Exibir relatórios para os clientes em interface própria

 

Atualmente eu trabalho com aplicativos web e com CMS próprio (GS Intra), porém nunca desenvolvi um sistema de estatísticas para ele por dois motivos principais relacionadas ao Analytics:

  • Gratuito
  • Não utiliza recursos do meu servidor
  • Superioridade técnica ao que eu poderia desenvoler

Com o uso da API será possível que eu centralize em um só aplicativo o gerenciamento do conteúdo, dos clientes e estatísticas do site de meus clientes. Não preciso mandar o cliente para um site externo para que ele visualize as estatísticas. Facilita para o cliente, é obviamente é melhor para o desenvolvedor, que agrega mais funcionalidade e valor ao sistema.

 

2. Acompanhar impacto de mudanças no site

Eu tenho sérios problemas para acompanhar o impacto das alterações realizadas no And After. Por exemplo, adiciono um elemento de navegação visando aumentar o tempo médio de visita dentro do site no dia 27 de abril.

Preciso de um log, onde eu adicione nesta data todas as alterações feitas para que posteriormente eu colete informações do "antes e depois". Utilizei por algum tempo o Excel para fazer isso, mas era praticamente no CTRL+C e CTRL+V para mesclar dados do Buscapé, AdSense e Analytics em uma mesma tabela, além das datas das modificações.

Agora é possível eu tem um banco de dados com todas as alterações realizadas em no site (como o exemplo do elemento de navegação) e mesclar com os dados que serão importados da API, facilitando a criação do "antes e depois" das alterações de forma automática. 

Quando (e se) a API do AdSense for liberada então, ficará show. Em um único aplicativo será possível medir o impacto de mudanças nas visitas e rendimentos de um site. 

 

Ta aí a dica para um aplicativo que eu utilizaria. haha 🙂

 

 

Saiba mais sobre a API do Analytics em

Blog oficial do Google Analytics

Google Code Analytics

Javascript

Java

 

 

O que já existe desenvolvido?

Polaris

Até o momento testei um aplicativo desktop, o Polaris. Ele utiliza a plataforma (plataforma?) Adobe Air, e a versão free é extremamente simples de usar.

Apresenta diversas informações em uma pequena janela com uma interface bastante intuitiva. 

Confira algumas telas do Polaris , o  analytics desktop:

Polaris - Google analytics destkop

Polaris - Google analytics destkop

Polaris - Google analytics destkop

Polaris - Google analytics destkop

 

Recomendo! 

 

Mobile

Não testei, mas no blog oficial do Analytics recomendaram uma aplicação Android do Analytics.

 

 

Assim que eu fizer testes com a ferramenta publicarei os resultados e programações aqui no O desenvolvedor, se você já desenvolveu alguma coisa ou quer compartilhas suas idéias pode publicar um artigo ou comentar. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *