HTML5 meta – Charset

Estou agora no curso de HTML5 da W3C e vou inicar uma série de posts sobre as idéias e definições do HTML5 passadas por aqui.

Depois de colocar o doctype correto o HTML5 mantém as tags <meta>, mas com algumas novidades que nos permitem especificar algumas coisas de forma mais intuitiva.

Setando o charset no HTML5

Inconsistência de charset é um problema muito comum e que causa dor de cabeça monstruosa entre os desenvolvedores – acentuação com problema, caracteres especiais que não são imprimidos na tela, etc. Tudo isso normalmente é relacionado a problemas de charset.

Alguns destes problemas acontecem por esquecimento de explicitar o charset, por usar um charset errado… no HTML4 tínhamos o seguinte:

<META http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8">

Não existia uma meta especificando o charset e como a tag content-type enviada como cabeçalho pelo servidor era mandatória o charset era sobreposto pelo servidor – muitos desenvolvedores (como eu) não sabiam disso, setavam um charset no documento, ele não funcionava e ficávamos quebrando a cabeça para descobrir que diabos estava acontecendo se o charset "estava certo".

No HTML5 temos uma meta específica para especificar o nosso charset:

<meta charset="UTF-8">

Agora seu navegador realmente sabe com qual charset ele deve tratar o documento, pois a regra do servidor não irá sobrepor a do seu documento, mas não se esqueça que para inserir esta meta tag você precisa especificar corretamente o doctype.

Leia mais sobre HTML5:

E também a documentação das meta tags no W3C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *